O piloto americano Nicky Hayden, campeão da MotoGP de 2006, morreu aos 35 anos nesta segunda (22) no hospital onde estava internado em Cesena, na Itália, após ser atropelado na última quarta-feira (17) perto de Rimini, enquanto andava de bicicleta.
Atualmente, o piloto corria no mundial de Superbike pela Honda, a mesma marca pela qual conquistou o campeonato da principal categoria.
Hayden esteve em 218 largadas da MotoGP. Com apenas três vitórias no currículo, o americano ganhou notoriedade ao interromper a sequência de títulos de Valentino Rossi. Depois daquele ano, apresentou desempenho errático até trocar definitivamente de categoria, em 2016, ano em que só disputou duas provas do calendário.
No momento do acidente, o americano de Kentucky pedalava com amigos em uma estrada, perto da cidade onde morava, na costa do Adriático. A identidade do motorista não foi divulgada.
O impacto causou traumatismo múltiplo na cabeça e no tórax, e o estado de saúde grave motivou a transferência do piloto de um centro menor, onde recebeu os primeiros socorros, para o Hospital Maurizio Bufalini. Pouco depois, foi constatado dano cerebral, e Hayden foi mantido em coma induzido.
Seu óbito é mais uma de uma série causada nas estradas italianas, onde esportistas costumam morrer com especial frequência. Em abril, o ciclista italiano Michele Scarponi também morreu enquanto treinava de bicicleta em Filottrano, ao ser atropelado por uma van, aos 37 anos. Ele treinava para o Giro d’Italia, prova que havia vencido em 2011.
Entre os automobilistas, o carismático ex-piloto Andrea de Cesaris, mais conhecido pelos acidentes cinematográficos em pista, também morreu na estrada, ao perder o controle de sua moto no rodoanel que circunda Roma, em 2014.
Em dezembro de 2006, a morte do suíço Clay Regazzoni, piloto da Ferrari nos anos 70, causou especial comoção no país, por sua identificação com os tifosi. Paraplégico, ele dirigia seu carro adaptado quando se chocou com a carreta de um caminhão que estava à sua frente, numa rodovia próxima a Parma. Era um trecho em reta e, segundo a polícia, sem neblina no momento do acidente, possivelmente causado por um congestionamento repentino.
Hayden havia disputado sua última prova de Superbike no dia 14, em Imola. Ele deixa a noiva, Jackie Marin.
Curta a página do Grid no Facebook