Lucas di Grassi é o primeiro brasileiro a vencer na classificação geral do WEC

Por Daniel Médici

Teve vitória brasileira no último fim de semana. Lucas di Grassi, que disputa sua terceira temporada completa no WEC (mundial de Endurance), terminou em primeiro lugar na classificação geral as 6 Horas de Spa-Francorchamps, correndo pela Audi. Ele divide o carro com o francês Loïc Duval e o britânico Oliver Jarvis.

Foi a primeira vitória de um brasileiro na classificação geral do WEC —os grids são divididos em quatro categorias, duas de protótipos e duas de GT, com regulamentos diferentes para cada uma.

O triunfo confirma a boa fase de Di Grassi, que vem de duas vitórias consecutivas na Fórmula E e lidera o campeonato.

Na pista belga, o trio da Audi contou com boa dose de sorte numa corrida tumultuada. As Porsche sumiram à frente nas primeiras horas, mas viram surgir uma série de problemas técnicos. O outro carro da Audi também teve um dia para esquecer, sendo recolhido diversas vezes aos boxes.

Tudo parecia se encaminhar para uma vitória da Toyota, até que o motor japonês estourou, nas mãos de Kazuki Nakajima. A vitória caiu no colo de Di Grassi e seus companheiros. 

Ainda assim, é uma vitória que traz esperanças ao brasileiro, já que as 6 Horas de Spa-Francorchamps são vistas como um ensaio geral para a prova de longa duração mais importante do ano, as 24 Horas de Le Mans, próxima etapa do WEC, em junho.

Além de Di Grassi, o mundial tem outros brasileiros inscritos: Nelsinho Piquet, na equipe independente Rebellion, da LMP1 (a categoria principal); Bruno Senna e Pipo Derani, cada um em um carro da LMP2, e Fernando Rees, que pilota uma Aston Martin na LMGTE-Pro.

O país tem uma longa história nas corridas internacionais de longa duração —inclusive, Raul Boesel foi campeão de Endurance pela Jaguar, em 1987. A vitória na geral em Le Mans, porém, nunca veio para um brasileiro.