Grid

Um olhar aficionado sobre o automobilismo

 -

Daniel Médici é jornalista formado pela ECA-USP. Na Folha, trabalhou nos cadernos "Mundo", "Ilustrada", "Serafina" e "Turismo", entre outros.

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Batida de Piquet na Tamburello, há 30 anos, inaugurou série nefasta de acidentes no local

Local: Autodromo Enzo e Dino Ferrari, Imola, Itália. Data: 1º de maio. Uma Williams se projeta contra o muro da curva Tamburello. A bordo dela, um brasileiro que liderava até então. A história soa familiar? Pois o brasileiro em questão atendia pelo nome de Nelson Piquet Souto Maior, e o acidente não aconteceu em 1994,(…)

‘Grande erro’ de Ecclestone poderá ser revertido caso F-1 retorne a Long Beach

Mais de 30 anos depois, a F-1 pode retornar a um dos seus mais pitorescos destinos: Long Beach, na Califórnia. Na semana passada, o conselho municipal da cidade firmou um contrato para estudar a viabilidade de trocar a Indy pelo Mundial a partir de 2019. A aproximação, tímida até o momento, acontece pela recente troca de(…)

Nem Ferrari foi tão dominante na história da F-1 quanto a Mercedes nos últimos três anos

Passadas três corridas da temporada, num total de 20, ainda é cedo para fazer prognósticos sobre favoritismo. Sebastian Vettel venceu duas vezes, em condições bastante particulares, mas há indícios de que sua Ferrari leva alguma vantagem competitiva em relação à Mercedes. A boa notícia é que, pela primeira vez em muito tempo, uma temporada começa(…)

Triunfo de Vettel no Bahrein consolida primeira ameaça séria ao domínio da Mercedes

Faça um exercício rápido: tente se lembrar, de cabeça, qual foi a última vez em que a Mercedes não venceu duas corridas consecutivas na F-1. Difícil? Provavelmente. Lá se vão quase três anos desde os GPs da Hungria e da Bélgica de 2014, ambos terminando com a Red Bull de Daniel Ricciardo em primeiro lugar.(…)

Após estreia inesperada, piloto italiano será o foco das atenções em Xangai

Antonio Giovinazzi chegou a Melbourne, para a primeira etapa da temporada de F-1, como mais um nome da anônima casta de pilotos reservas —funcionários obscenamente bem pagos para participar de ações de marketing das equipes. Mas saiu de lá carregado de elogios. O italiano de 23 anos da Ferrari foi cedido às pressas à Sauber, no(…)

Carros mais rápidos fazem a alegria dos pilotos da F-1, mas não da torcida

Fernando Alonso saiu extasiado de seu cockpit em Melbourne, no último dia 26. Disse que tinha sido a melhor corrida da sua vida. A declaração surpreende porque, depois de lutar para manter um mísero 10º lugar, o espanhol abandonou nas últimas voltas, com a McLaren (pra variar) quebrada. A alegria do bicampeão não veio do(…)

Vitória em Melbourne coroa mudanças arriscadas da Ferrari na equipe técnica

Desde os testes de pré-temporada em Barcelona, sabia-se que a Ferrari poderia brigar pelas primeiras posições em 2017. Mesmo assim, a vitória de Sebastian Vettel em Albert Park não deixa de ser impressionante, dado o retrospecto apagadíssimo da escuderia no ano anterior. Alguns números dão uma boa ideia da evolução: o triunfo na Austrália foi o(…)

Blogs da Folha