Pneus foram os verdadeiros protagonistas no GP do Bahrein

Por Daniel M茅dici
Nico Rosberg sai de sua seguna parada nos boxes em Sakhir (Andrej Isakovic/AFP)
Nico Rosberg ap贸s聽sua segunda parada nos boxes em Sakhir (Andrej Isakovic/AFP)

Nico Rosberg venceu no Bahrein, neste domingo (3), uma prova na qual em momento algum foi protagonista. Largou melhor que o companheiro, Lewis Hamilton, com quem dividia a primeira fila, se esquivou dos problemas na primeira curva e construiu uma vantagem confort谩vel o suficiente, nas primeiras voltas, para passear no deserto at茅 a bandeirada final.

Do segundo lugar para tr谩s, por茅m, foi uma corrida agitada at茅 a 煤ltima volta. Ajudou o fato de Hamilton e Valtteri Bottas se enroscarem no in铆cio, for莽ando ambos a uma corrida de recupera莽茫o —o finland锚s acabou punido pelo incidente—, e a largada ruim de Kimi Raikkonen.

A melhor surpresa do fim de semana, no entanto, foram os pneus. A mudan莽a nas regras, que agora permite o uso de at茅 tr锚s compostos diferentes na corrida, parece estar surtindo efeito. A prova disso 茅 que os 17 pilotos que viram a bandeira quadriculada somaram, no total, 14 estrat茅gias diferentes, segundo levantamento do site F1 Fanatic.

J谩 era at茅 esperado que o regulamento provocasse certa movimenta莽茫o na Austr谩lia, visto que Albert Park 茅 um circuito improvisado, que n茫o funciona como pista na maior parte do ano.

O aut贸dromo de Sakhir, pelo contr谩rio, 茅 sede frequente de testes de pr茅 temporada. As equipes j谩 armazenam terabytes de informa莽玫es sobre o circuito, mas, mesmo assim, os engenheiros n茫o entraram em consenso sobre qual a t谩tica que surtiria melhor efeito.

Nesse quesito, a estreante Haas deu um show mais uma vez. Arriscou pesado com Romain Grosjean, cal莽ando supermacios em tr锚s stints e fazendo o 煤ltimo de compostos macios. O resultado foi um quinto lugar, com um detalhe: foi a primeira vez que a equipe realizou pit stops durante um GP —na Austr谩lia, a 煤nica troca do franc锚s ocorreu durante a bandeira vermelha, com a prova paralisada.

Na outra ponta do espectro, a dos fracassos retumbantes, pra variar, estava a Williams. Felipe Massa ocupou a segunda posi莽茫o na primeira parte da corrida, mas a decis茫o de colocar pneus m茅dios e fazer uma parada a menos enterrou as chances de p贸dio do brasileiro. O piloto se arrastou na pista mesmo com uma nova asa dianteira que prometia ser a salva莽茫o da equipe de Grove. Chegou em oitavo.

As novas regras do uso de pneus passaram no teste do Bahrein, mas ainda precisam passar no teste do tempo. A hist贸ria recente da F-1 mostra que a maioria dos regulamentos mirabolantes feitos para criar mais disputas de posi莽茫o durante as corridas —entre as quais a asa m贸vel e a pr贸pria obrigatoriedade de usar mais de um composto de pneu em uma mesma prova— s贸 funcionaram por um certo per铆odo. Conforme os quadros t茅cnicos das equipes entendiam como extrair o melhor desempenho naquelas condi莽玫es, as corridas logo convergiam em dire莽茫o 脿 monotonia.

Se a Pirelli acertou desta vez, s贸 saberemos no final da temporada.